Um dos aspectos proeminentes neste texto é a questão dos valores atribuídos à educação pública e à educação privada das escolas confessionais ou não. A concepção de educação que os profissionais das áreas desenvolvem está intimamente ligada à sua prática de ensino e aos instrumentos utilizados para efetivar as ações educativas.
Há que se considerar, também, as preocupações econômicas com o fazer pedagógico. Mesmo as escolas públicas tendo como entidade mantenedora o Estado, e sendo deste a função de prover as instituições escolares para a concretização da educação escolar e sua manutenção, as condições básicas e o acesso aos recursos necessários ao desenvolvimento das atividades angustiam os profissionais, pois todos fazem parte do mesmo processo educativo.
O desafio, portanto, é o de “re-equilibrar” (como diz Moran) as dimensões pedagógicas e econômicas e construir um espaço educativo baseado no conhecimento prévio dos educadores e profissionais envolvidos indo ao encontro dos anseios dos educandos no seu desenvolvimento integral, buscando reintegrar às dimensões pedagógicas e mercantis os valores necessários à vida de cada indivíduo.
Há que se considerar, também, as preocupações econômicas com o fazer pedagógico. Mesmo as escolas públicas tendo como entidade mantenedora o Estado, e sendo deste a função de prover as instituições escolares para a concretização da educação escolar e sua manutenção, as condições básicas e o acesso aos recursos necessários ao desenvolvimento das atividades angustiam os profissionais, pois todos fazem parte do mesmo processo educativo.
O desafio, portanto, é o de “re-equilibrar” (como diz Moran) as dimensões pedagógicas e econômicas e construir um espaço educativo baseado no conhecimento prévio dos educadores e profissionais envolvidos indo ao encontro dos anseios dos educandos no seu desenvolvimento integral, buscando reintegrar às dimensões pedagógicas e mercantis os valores necessários à vida de cada indivíduo.
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